Algumas questões das matérias desta semana.
Vamos testar o conhecimento? Responda através dos comentários, no próximo fim de semana publicaremos o gabarito e comentário dos Professores.
1. (Prova TRT 2 – FCC 2008) O Art. 13 do Código de Ética do Psicólogo informa que, no atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis:
(A) um resumo, por escrito, de todos os atendimentos realizados, oferecendo aos responsáveis uma noção clara do que ocorre nos encontros terapêuticos.
(B) o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.
(C) tudo o que ocorre no desenvolvimento do atendimento, uma vez que cabe aos responsáveis indicar qual o melhor caminho a ser adotado pelo indivíduo em atendimento, posto que não conta com maturidade cronológica e psicológica para decidir o que é melhor para si.
(D) somente as questões de logística, como honorários e horários de atendimento, garantindo-se o total sigilo profissional.
(E) tudo que o psicólogo julgar como importante para o desenvolvimento do indivíduo em tratamento, de modo a garantir a autoridade profissional do psicólogo.
2. (Cespe TRT17 – 2009) Acerca da habilitação e do exercício profissional do psicólogo, segundo regulamentação em seu código de ética, julgue os itens subsequentes.
51 A partir de 2005 foram regulamentados o atendimento psicoterapêutico e outros serviços psicológicosmediados por computador e por telefone.
52 Em uma de suas resoluções, o Conselho Federal de Psicologia reconhece a neuropsicologia como especialidade da neurologia a fim de concessão e registro do título de especialista.
53 Em 2000, foi aprovada resolução que regulamenta o uso da hipnose como recurso auxiliar de trabalho do psicólogo.
54 Em resolução de 1996, o Conselho Federal de Psicologia instituiu e regulamentou a concessão de atestado psicológico para tratamento de problemas de saúde em geral.
Pergunte à Elaine Miranda:
3. (Prova TRT 2 – FCC 2008) Dentre as técnicas mais utilizadas na terapia cognitivo comportamental do comportamento adictivo está a Identificação dos Pensamentos Automáticos (PAs), que corresponde a:
(A) identificar e delimitar o problema, pensar nas diversas soluções possíveis (tempestade de idéias), examinar os prós e contras para cada solução pensada e, ao escolher a melhor solução possível, colocá-la em prática.
(B) treinar o paciente e solicitar que ele registre seus pensamentos disfuncionais no final do dia ou, de preferência, ainda na vigência do desconforto psicológico, sendo que, no tratamento de comportamento adictivo, o mesmo deve ser feito com relação às fissuras.
(C) identificar crenças sobre drogas, sobre fissuras e as intermediárias e nucleares do paciente, por meio da observação, pinçando um pressuposto do paciente e explorando-o ou aplicando inventários de crenças sobre uso de drogas e sobre fissuras.
(D) investigar (o terapeuta ou o próprio paciente), logo após importante modificação de humor ou surgimento de forte vontade de usar a droga, o que o paciente estava pensando naquele momento, naquela situação, ou seja, quais os pensamentos lhe passavam pela cabeça.
(E) oferecer ao paciente uma grade com os sete dias da semana (uma vez que o paciente concorde em utilizar o método), divididos em intervalos de uma hora, para registrar – monitorar – as atividades realizadas e o grau de satisfação e de competência percebidos em cada atividade, além do seu estado de humor.
4. (TJ – PA – 2009) Dentre a teoria e os princípios da aprendizagem na Terapia Comportamental, destacam-se o condicionamento clássico, o condicionamento operante, a aprendizagem social e a habituação. No condicionamento operante:
(A) estímulos neutros repetitivamente pareados com um estímulo incondicionado acabam provocando a mesma resposta obtida pelo estímulo incondicionado.
(B) o comportamento pode ser obtido pela simples observação de outros indivíduos (uso de drogas, perder certos medos).
(C) os efeitos de um comportamento podem determinar o aumento ou a diminuição de sua frequência.
(D) as reações de ansiedade ou desconforto diminuem com o passar do tempo se o indivíduo permanece em contato com o estímulo que as provoca.
(E) a sineta passa a produzir a salivação, tornando-se um estímulo condicionado e a salivação, ao toque da sineta, uma resposta condicionada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRespostas:
ResponderExcluir1- b
2- 54
3- e
4- a
Gostaria de confirmações...